sábado, 10 de outubro de 2015

Componentes da urina

Células epiteliais de descamação
 Normal quando ausente ou discreta presença. Quando em quantidade elevada (>5células/campo) podem indicar lesão local ou difusa. As células podem ser diferenciadas quanto sua morfologia como do epitélio renal, pelve, vesical, uretral e vaginal. Em urinas de retenção ou quando há demora de exame, as células podem apresentar-se degeneradas.
Hemácias
A hematúria, que pode ser macro ou microscópica está relacionada a Inflamações do trato urinário (pielonefrite, ureterite, cistite, pielite, prostatite), traumas (cateterização, cistocentese, neoplasias renais vesicais ou prostáticas), congestão passiva renal, infarto renal, certos parasitas (Dioctophima renale, Sthefanurus sp, Dirofilariose), intoxicação (cobre e mercúrio), distúrbios hemostáticos, estro e pós-parto.
Leucócitos
Em pH alcalino, os leucócitos tendem a apresentar-se sob a forma de grumos. As causas de leucocitúria podem ser inflamações renais (nefrite, glomerulonefrite, pielonefrite), inflamações do trato urinário inferior (uretrite, cistite) e inflamações do trato genital(vaginite, prostatite e metrite).
Cilindros
 São constituídos primariamente de mucoproteína e proteína que aderem-se ou não a outras estruturas; normal quando ausentes. IMPORTANTE: os cilindros não se formam em baixas densidades ou em pH alcalino.




Bactérias
 Normal quando quantidade discreta e deve ser interpretado considerando o método de colheita. Cuidado com falsa bacteriúria por tempo prolongado de exposição da amostra de urina previamente ao exame. Uma grande quantidade de bactérias em amostra de urina fresca sugere infecção bacteriana em algum ponto do trato urinário, especialmente quando associada a outros sinais de inflamação como piúria, hematúria e proteinúria.
Cristais
 São produtos finais da alimentação do animal e dependem para sua formação do pH urinário. A grande quantidade pode indicar urolitíase, embora possa haver cálculos sem cristalúria e vice-versa. Exemplos de cristalúria em pH alcalino e ácido no quadro a seguir.


Outros achados:
Espermatozóides: Normal no cão. Em outras espécies, como no bovino, pode indicar distúrbio reprodutivo.
Muco: São filamentos mucóides, normal quando em quantidade discreta. Aumentam em processos inflamatórios.
Fungos ou leveduras: contaminantes ou infecção fúngica
Ovos e parasitas: Stephanurus sp (suínos), Dioctophyme renale (cães), Capillaria spp (cães e gatos) e Dirofilaria immitis (cães).
Lipídios: sem interpretação clínica (pode ser artefato da sondagem).

Fonte: Lopes, Biondo e Santos. Santa Maria, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário